sexta-feira, 14 de julho de 2017

VISITA DO 6º PERÍODO DE AGRONOMIA DA UFRPE/UAST À ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DO IPA DE SERRA TALHADA

Charles Bezerra Cabral
francisco.charles@ipa.br
87-99921.1000



     Atendendo solicitação do Professor Rafael, recebemos nas dependências da Estação Experimental Lauro Ramos Bezerra - Serra Talhada, a turma do 6º período de Agronomia da UFRPE/UAST, para uma visita técnica com a finalidade de cumprir atividade relacionada ao curso. A comitiva foi recepcionada pelos Técnicos Charles Cabral, José Nunes Filho e Carlos André Babosa Filho. Na oportunidade ao recepcioná-los o Técnico Charles Cabral agradeceu a visita e aproveitou para falar um pouco sobre a história do IPA em Pernambuco e em Serra Talhada. Falou sobre o legado que o IPA tem para a sociedade Pernambucana e demais estados da Federação no tocante aos resultados de pesquisa com as culturas do tomate e cebola. Que as variedades de sementes de cebola e tomate se destacam entre as demais pelo fato de que as mesmas foram selecionadas para resistirem as principais doenças  e a produzirem mais que as concorrentes, sendo assim as mais plantadas no âmbito do Vale do São Francisco. Falou também sobre o plantel da raça de bovinos Guzerá
que se destaca como um dos principais rebanhos do Brasil, e que uma das vacas existentes no rebanho produz hoje 13,0 kg de leite/dia com manejo semelhante ao de produtor rural. Em seguida os Técnicos José Nunes e Carlos André também se pronunciaram. Nunes falou da importância da conservação do solo e da água nas propriedades rurais, lembrando que são práticas que devem fazer parte do dia a dia das propriedades rurais, tendo em vista que o solo não se recupera como gostaríamos. Carlos André falou da importância da raça Guzerá para a região e que a ideia é fazer FIV - Fertilização In Vitro de vacas com alta qualidade genética, e essa que nesse momento se encontra produzindo 13,0 kg de leite/dia com certeza será uma doadora em potencial. Exaltou o manejo dado pelo IPA ao rebanho Guzerá tendo em vista que é semelhante ao de propriedades rurais de pequenos criadores e que não adianta dar um super manejo ao rebanho se o pequeno produtor não vai agir igual e que temos que mostrar o potencial das nossas vacas é no manejo similar ao dos criadores comuns. Em seguida o Professor Rafael agradeceu a recepção falando da importância do IPA para a agropecuária de Pernambuco e passaram a visitar as edificações da Estação Experimental.




Um comentário:

  1. Grande Charles, mais uma vez muito obrigado por abrir as portas do IPA para nossos alunos. É sempre um prazer fazer uma visita ao IPA! Forte abraço.

    Prof. Rafael Costa

    ResponderExcluir