sábado, 22 de junho de 2019

IPA LEVA CONHECIMENTOS TÉCNICOS A ALDEIAS INDÍGENAS NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Charles Bezerra Cabral
francisco.charles@ipa.br
87-9.9658-1350

Charles Cabral
     O Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, através dos escritórios locais de Mirandiba e Carnaubeira da Penha, realizou no dia 20 de junho de 2019, uma reunião com as Associações Indígenas do Riacho Grande e Angico dos Lúcios, localizadas na zona rural do Município de Carnaubeira da Penha. A reunião aconteceu na escola da comunidade Riacho Grande e contou com a presença dos comunitários dessas localidades que são membros da tribo Aticum
daquele Município. É bom que se diga que essa reunião foi solicitada pelo Líder indígena Senhor Hilário, que procurou os escritórios do IPA das cidades de Carnaubeira da Penha e Mirandiba, para agendar esse encontro com as comunidades indígenas.
     Na oportunidade o Técnico Charles Cabral falou da importância do IPA para as comunidades rurais que desempenham agricultura de base familiar, e que ao longo da sua história (quase centenária), primou pela geração e adaptação de tecnologias para o agricultor de base familiar. E, tendo essas comunidades na caprino ovinocultura a sua força motriz, apresentou conhecimentos sobre a produção, conservação e utilização de forragens oriundas de plantas da caatinga, bem como manejo e nutrição animal.
     Após, a Técnica Juliana Souza, do escritório de Carnaubeira da Penha, dissertou sobre as limitações dos rebanhos caprinos e ovinos, causadas pela Linfadenite Caseosa. Os prejuízos causados por esse mal tem colocado em cheque a atividade de muitos criadores na região. O índice de animais afetados por esse mal é altíssimo nessas comunidades.
     Como numa reunião dessas não pode deixar de falar de DAP's e Garantia Safra, o Técnico Carlos Valões do escritório de Carnaubeira da Penha, fez uma excelente apresentação sobre os temas, colocando com propriedade a grande responsabilidade que é emitir uma DAP, tendo em vista o grande volume delas terem sido canceladas no Brasil recentemente, mais de 124.000.
     Após o encerramento e a pedido do Técnico Charles Cabral, os indígenas dançaram sua tradicional dança, o "Toré"












Nenhum comentário:

Postar um comentário